Ano passado, Luc Besson foi condenado por plágio na criação do maior fracasso de sua carreira: Sequestro no Espaço, acusado de cópia do clássico Fuga de Nova York, de John Carpenter. Pois o prolífico cineasta francês e a produtora responsável pelo filme, EuropaCorp, não se conformaram com a decisão e entraram com um recurso. Perderam de novo! E terão que pagar mais caro por isso.

Snake e Snow, original e cópia.
Segundo a AFP (via Playlist), a corte endossou que a originalidade de Escape from New York foi copiada em Lockout. “A diferença na locação e o protagonista mais moderno de Sequestro no Espaço não foram suficientes para diferenciar os dois filmes”, diz a sentença, que foi pesada. Os responsáveis pelo plágio terão de pagar 450 mil euros — um valor bem superior aos 80 mil euros da condenação original — pela infração dos direitos autorais.

Apesar disso, a multa foi vista com otimismo pelos condenados. A quantia ainda é bem inferior aos €2,4 milhões exigidos por John Carpenter. “Os juízes reconheceram que havia muitas diferenças entre os filmes — e, em sua totalidade, os filmes são muito diferentes. Nós achamos isso importante, e o fato de os danos terem sido bem menores reflete isso”, declarou um representante de Luc Besson e da EuropaCorp.